Loading...

Palestrantes

Adir Faccio

  • Vice-Presidente Sul da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação;
  • Diretor Geral da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento;
  • Membro do CONESAN – Conselho Estadual de Saneamento Básico;
  • Vice-presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Chapecó/Irani;
  • Membro dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Antas, Jacutinga e Itajaí;

Formação:

  • Graduado em Administração Empresarial e Direito;
  • Pós-Graduado em Administração Estratégica;

Experiência Profissional:

  • Diretor de instituição financeira;
  • Secretário Municipal de Administração e de Fazenda;
  • Diretor Administrativo e de Finanças da ARIS;
  • Diretor-geral da ARIS

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2021). Possui mestrado em Direito pela UFSC (2015), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2005), pós-graduação em Contabilidade e Auditoria pela UFRGS (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFP – 1996). Iniciou a carreira como auditor independente (1992-1998).

Atuou na administração tributária, como auditor fiscal, nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal (1998-2008). Foi admitido por concurso público no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), no cargo de auditor substituto de conselheiro (2008-2010). Em 2010 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas na vaga reservada constitucionalmente aos auditores substitutos de conselheiro.

Foi presidente do Tribunal de Contas por dois mandatos (2019 a 2023) e vice-presidente (2015 a 2019). Atualmente, exerce a função de corregedor-geral do TCE/SC (2023 – 2025) e de vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil ( Atricon / 2021-2023 e 2024-2026).

Alexandre Anderáos

Engenheiro  Civil  e bacharel em Direito; Mestre em Saúde Segurança e Meio Ambiente- SSMA; Especialista em Administração de Empresas. Já atuou na área de desenvolvimento urbano na iniciativa privada. É Especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Básico na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico- ANA, desde de dezembro de 2010. Atualmente é Superintendente Adjunto de Regulação de Saneamento Básico da ANA.

Diogo Roberto Ringenberg

Integrante do quadro do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) desde 2006, Diogo Roberto Ringenberg foi empossado procurador-geral de Contas de Santa Catarina em 15 de outubro de 2022, para o biênio 2022/2024. É também o vice-presidente da Região Sul do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, na gestão de 2023/2024.

Ele é formado em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Também é pós-graduado em Auditoria Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) e em Mercados Financeiros – Broker Global (IBMEC).

Conhecido nacionalmente por sua luta contra a corrupção, Diogo coordenou por três anos, entre 2018 e 2020, o grupo de procuradores brasileiros que representa o Ministério Público de Contas na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Ainda em âmbito nacional, já esteve à frente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) como presidente nos biênios 2013-2014 e 2015-2016.

Em Santa Catarina, participa da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado de Santa Catarina, tendo a oportunidade de presidi-la nos biênios de 2016-2017 e 2024-2025. Foi ainda o procurador responsável pelo Conselho Superior do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, órgão que exerce as funções correcionais, no período de 15/10/2018 a 15/10/2020.

O procurador ainda é coautor do Guia da Lei de Responsabilidade Fiscal, editado e publicado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC); da obra Controle Externo – Temas Polêmicos na Visão do Ministério Público de Contas, publicada pela Editora Fórum; da obra O Papel Republicano das Instituições de Direito: Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas, publicado pela Fundação Casa de Rui Barbosa; e da obra Ministério Público de Contas – Perspectivas doutrinárias de seu Estatuto Jurídico.
É também membro associado militante da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA) e membro Fundador do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC).

Antes de assumir suas funções no MPC/SC, Diogo foi auditor de controle externo do TCE/SC; assessor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado e nomeado por concurso público; assessor jurídico da Presidência do TCE/SC; assessor parlamentar do TCE/SC; e secretário executivo do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Edilberto Carlos Pontes Lima

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Políticas Públicas pela George Washington University.

Autor de inúmeros artigos e de importantes livros, dentre eles Curso de Finanças Públicas: uma abordagem contemporânea (finalista do Prêmio Jabuti 2016), e Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis, da Editora Fórum (2021).

Foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados, técnico de planejamento e pesquisa do IPEA e professor, dentre outras instituições, da Universidade de Brasília.

Atualmente é presidente do Instituto Rui Barbosa (biênio 2024/2025) e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Edilson de Sousa Silva

O Conselheiro Edilson de Sousa Silva é maranhense de Timon, região metropolitana de Teresina, e reside no Estado de Rondônia desde 1983. Especialista em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIGRANRIO). Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO) e como Técnico em Contabilidade pela Escola Rio Branco, em Porto Velho-RO. Após trabalhar na Prefeitura Municipal de Porto Velho-RO, ingressou na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia em 1984, onde desempenhou, dentre outras, as funções de chefe de departamento, assessoria legislativa e a chefia de gabinete da presidência daquela casa. Assessorou o Governador do Estado, Oswaldo Piana Filho (1991-1994). Exerceu a Chefia de Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, durante as gestões dos Conselheiros Presidentes Hélio Máximo Pereira e Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado; é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia desde 2005, cargo no qual já acumulou diversas atribuições estratégicas como a Presidência da Escola Superior de Contas, a Vice-Presidência da Corte, a Corregedoria-Geral e a Presidência de Câmaras do Tribunal, presidindo a Corte de Contas do Estado de Rondônia de janeiro de 2016 até o dia 31 de dezembro de 2019. Foi Presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC), Diretor de Prerrogativas da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, no período 2020/2021, além de Vice-Presidente Executivo da ATRICON no Biênio 2022/2023. Atualmente é Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e Presidente eleito da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON – Biênio 2024/2025.

Edson Moritz Martins da Silva

Advogado, Edson Moritz Martins da Silva tem 47 anos de experiência em empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais. Com visão global de mercado, atuou em áreas como administração-financeira, comercial e logística.

Também já colaborou com universidades e cursos de pós- graduação (MBAs), além de oferecer consultoria para empresas nos campos de planejamento estratégico, planos de execução, formulação de políticas administrativo-financeiras, recursos humanos, orçamento, capital de giro, fluxo de caixa, estrutura de capital, governança e novos negógicos, entre outros.

No Governo do Estado atuou como secretário-adjunto de Comunicação, assessor de divulgação da Companhia de Divulgação do Estado de Santa Catarina (Dicesc), gerente e assessor da Gerência de Marketing da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).

Fabrício Oliveira

Fabrício Oliveira é empresário, formado em Direito. Em 2002, foi eleito Conselheiro Tutelar do Município de Balneário Camboriú (SC). Em 2004 foi Vereador, sendo o mais jovem da Legislatura. Em 2008, foi reeleito Vereador, com a maior votação na história da cidade.

Posteriormente, Fabrício Oliveira foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, presidiu em 2013 a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) onde implementou um dos modelos de abertura de empresa mais eficientes do país. Em 2015 assumiu como Deputado Federal.

Em 2016 foi eleito prefeito de Balneário Camboriú, e reeleito em 2020. Em sua gestão a cidade foi reconhecida internacionalmente com programas inovadores de saúde emocional, combate a depressão e suicídio através do programa municipal ‘Abraço a Vida’. Balneário Camboriú também foi declarada como melhor modelo de transparência e gestão do Brasil em 2021, pelo Ranking Connect Smart Cities.

Fabrício Oliveira é um gestor realizador de obras, tornou Balneário Camboriú a cidade mais saneada de Santa Catarina e modelo no país no quesito sustentabilidade e proteção ambiental. Conquistando em 2021 o primeiro lugar no programa Cidade Inteligente (URBAN SYSTEM). Realizou obras importantes de infraestrutura como o maior aterro da praia da América Latina em 2021, uma das obras mais modernas do mundo. Em 2023 lançou o início da reurbanização da Orla da praia central, que dará um novo ecossistema para moradores e turistas. Dentre suas características, se fortalece como um líder gestor, especialista em tirar projetos do papel e executá-los, assim como a capacidade de trazer investimentos nacionais e internacionais para a cidade. Sem perder o foco pelo qual está no governo: servir as pessoas.

Fernanda Broering Dutra

  • Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola do Ministério Público de Santa Catarina
  • Promotora de Justiça
  • Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Atuou na área ambiental nas Comarcas de Joinville, Armazém, Braço do Norte, Laguna e Tubarão

Fernanda Maria de Felix Vanhoni

Ao longo de sua carreira, a Eng. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni desempenhou diversos papéis de liderança. Além de conselheira do Crea-SC, foi coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST), coordenadora adjunta nacional da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACEST), presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Santa Catarina (ABES/SC). Atualmente ocupa os cargos de Vice-Presidente do Crea-SC, 2ª vice-presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC), Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (ACESA) e vice-presidente da FAMEAG – Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Fez história ao ser a primeira engenheira a ocupar o cargo de Presidente do Crea-SC em 2014, tendo ocupado novamente em 2021 e 2023.

Atua há mais de 20 anos como responsável técnica na empresa Veolia, especializada em gestão de resíduos. Além disso, ela é professora no curso de pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico da Cesusc e já ministrou aulas no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unisul.

João Carlos Grando

30 anos de experiência em gestão pública, profissional habilitado em Direito e Jornalismo; fluente em espanhol e ex professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Advogado OAB 54202

CONTATO
Rua Lázaro Costa, 597
Bairro Agostini
São Miguel Do Oeste – SC
CEP 89.900-00
E-mail: joaocarlosgrando@gmail.com

FORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
jornalismo
Bacharelado, 1992

UNICEUB
Direito
Bacharelado, 2000

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

SENADO FEDERAL
Assessor Comissão de Educação – mar/ago 2019.

AGÊNCIA DE FORMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – BADESC
Diretor de Operações – 2015 até 2018.
Exerceu atividades de coordenação dos trabalhos operacionais das Gerências de Operações Privadas, bem como da Gerência de Operações Municipais e do Setor de Microcrédito.

Diretor Administrativo Financeiro – jul/15 até jan/16
Na DIAF foi responsável por toda política e coordenação e renegociação da Instituição; política de investimentos e pelo setor administrativo.

SENADO FEDERAL
Assessor Técnico – 1999/2011.
Desenvolvimento de atividades de coordenação política do gabinete, análise e elaboração de projetos de lei e discursos, bem como de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU).

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
Professor Titular – jun/2007 a dez/2014.
Professor do curso de jornalismo, titular dos disciplinas de Ética e Legislação; Assessoria de Comunicação, orientador de vários Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional – 2007/2010.
Secretário de Estado responsável pelas ações do Governo do Estado no âmbito da região do extremo-oeste de Santa Catarina.

BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL – BRDE
Chefe de Gabinete da Diretoria – fev/1998 a jan/1999.
Diretor Administrativo – mar/1998 a jan/1999.
Responsável, inicialmente, por gerenciar as atividades administrativas da Instituição; no período posterior administrou a política de comunicação do Banco e coordenou o Comitê de Gestão; responsável pela modenização da Instituição e suas diretrizes financeiras de crédito a longo prazo.

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Chefe do Escritório de Representação Governamental – jan/1995 a mar/1998.
Responsável por coordenar as ações do Governo do Estado de Santa Catarina em Brasília – DF.

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Assessor Parlamentar – mar/1991 a dez/1994.
Chefe de Gabinete do Ex-Deputado Federal e ex-Senador Neuto De Conto.

João Paulo Kleinübing

O diretor-presidente João Paulo Kleinübing assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em junho de 2023. Sua gestão está alinhada com os propósitos de aproximação do banco com a sociedade, por meio de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, para incentivo ao empreendedorismo, geração de renda e emprego. Essa expertise é resultado das ações como prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual, deputado federal, secretário de saúde de Santa Catarina, também ocupou o cargo de presidente do Badesc e da Eletrosul, membro do Conselho de Administração da Celesc e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale Itajaí, o que lhe confere amplo conhecimento e vivência em gestão pública.

Natural de Florianópolis/SC, João Paulo Kleinübing, é formado em História e Administração de Empresas. Tem ainda mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e mestrado em Cidades pela London School of Economics/LSE.

Júlio Assis Corrêa Pinheiro

Júlio Assis Corrêa Pinheiro é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, instituição na qual já foi presidente, vice-presidente, corregedor e ouvidor. Em 2010, como presidente do TCE Amazonas, criou o Departamento de Auditoria Ambiental (hoje Diretoria de Controle Externo Ambiental), o primeiro no âmbito dos TCEs no Brasil. Posteriormente, iniciou diversos projetos como a Ouvidoria Ambiental Itinerante (Menção Honrosa do Prêmio Innovare 2016) e o Projeto de Educação Ambiental “Eu sou um Ecocidadão!”. Egresso da Escola Superior de Guerra (ESG), 2007. Advogado desde 1985, foi secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (2003-2004), presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública do Brasil (2004).

Luana Siewert Pretto

Luana Siewert Pretto é formada em Engenharia Civil (UFSC), com mestrado na área de Análise Multicritério (UFSC) e pós-graduada em Gestão de Projetos (FGV). Atuou na concessionária estadual de saneamento básico de Santa Catarina (CASAN) como diretora de Relações Institucionais e Governamentais da ASFAMAS (Fabricantes de Materiais para Saneamento) e como presidente da empresa pública municipal de saneamento básico Companhia Águas de Joinville. Atualmente é presidente executiva do Instituto Trata Brasil.

Luiz Antonio Guaraná

Luiz Antonio Guaraná, carioca, casado, pai de duas filhas, cursou Engenharia na PUC e foi eleito vereador por quatro mandatos sucessivos, até ser indicado pela Câmara Municipal, em novembro de 2014, para ocupar o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Ingressou na vida pública na Subprefeitura da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, em 1993, tendo se tornado Subprefeito dessa região entre 1996 e 1999. Na ocasião, sua prioridade sempre foi o desenvolvimento ordenado e sustentável dessa importante região da cidade. De 1999 até 2000, foi Secretário-Parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília, cuidando sempre de temas afetos à Cidade Maravilhosa.
Em 2000 foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador, com expressivo número de votos. Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná foi presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, autor de diversos projetos que tratam do Planejamento e do desenvolvimento Urbano da Cidade do Rio de Janeiro, entre eles o Plano Diretor. Também foi membro ativo na Comissão de Meio Ambiente e desempenhou papel fundamental nas áreas de transportes, educação e saneamento. Além desses temas, sempre priorizou a legislação e o investimento de recursos públicos em políticas de apoio a pessoas portadoras de deficiência. Foi reeleito vereador em 2004, 2008 e 2012, tendo sido nesse ano o vereador mais votado da cidade do Rio de Janeiro. Permaneceu na Câmara até 2014, quando foi indicado pela Câmara Municipal para a vaga de Conselheiro do TCMRio. Ao longo de seus quatro mandatos como vereador, integrou 25 Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) e outras 25 Comissões Especiais.
No Poder Executivo Municipal, foi Secretário de Obras, em 2009, Secretário-Chefe da Casa Civil, em 2010, e Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito de 2010 a 2012, fase de maior desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. Presidiu o Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PROPAR-RIO), o Conselho Consultivo da Empresa Municipal de Urbanização (RIOURBE) e foi membro Titular do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR). Também integrou os Conselhos da Empresa Municipal de Urbanização (RIOURBE), do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz), da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio), da Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio) e de Administração da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro S/A (CDURP).
Foi condecorado pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto e o Título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro, as maiores honrarias da Casa e, no mesmo ano, em 2010, compôs o Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Recebeu, também, as seguintes homenagens: Medalha de mérito Rui Barbosa, do IRB; Medalha comemorativa pelos 120 anos da Universidade Cândido Mendes; Medalha do Colar do Mérito Judiciário; Prêmio San Tiago Dantas, Medalha de Mérito da Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM); Medalha Comemorativa da Corte de Contas da Itália; Medalha Ministro Guilherme Palmeira, pelos 75 anos de criação do TCE-AL; Medalha amigos do DEGASE (Departamento-Geral de Ações Socioeducativas), Órgão vinculado à Secretaria de Estados de Educação; Medalha comemorativa pelos 40 anos do TCE-RO e do MPC-RO; Medalha da Amizade, pelos 215 anos da Polícia Civil do Rio de Janeiro; Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), pelos 131 anos de fundação daquela Corte de Contas; Comenda Joaquim Murtinho, honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), em homenagem aos 70 anos de criação daquela Corte de Contas; Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro; e Medalha de Mérito Operações Especiais, maior honraria do BOPE.
Em abril de 2021, assumiu a presidência do TCMRio, cargo que ocupa até a presente data. Em novembro de 2022, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), cargo que assumiu em março de 2023, para um mandato de dois anos.
Exercício da Presidência do TCMRio: de 16/04/2021 até a presente data

Marcos Fey Probst

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

Mario Afonso Woitexem

Formação em: Técnico em Contabilidade e Administracao de Empresas
Presidente da AMOSC 2019 e 2024
Presidente Conselho Fiscal da ARIS em 2022
Presidente Conselho de Administração da ARIS em 2023
Prefeito do Município de Pinhalzinho Gestão 2017 a 2020 e Gestão 2021 a 2024.

Mário Hildebrandt

Nasceu em Mirim Doce, na casa de uma parteira no dia 27 de março de 1969. Logo após a recuperação do parto, foi levado por seus pais para casa, onde residiu até os 20 anos com os pais Afonso e Ingenora, no bairro Seminário na Cidade de Taió.

– Mudou-se para Blumenau em Fevereiro de 1990, quando começou a cursas a faculdade de Administração na FURB. É formado em Administração e Serviço Social, nos anos de 1994 e 2004, respectivamente.

– Pós-graduado em Contabilidade pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

– Trabalhou numa grande empresa têxtil de Blumenau até 1998, quando foi convidado para trabalhar no Centro de Recuperação de Dependentes de Álcool de Drogas, onde atuou até 2004 e iniciou sua vida pública se envolvendo com os Conselhos Municipais de Saúde.

– Em Janeiro de 2005 aceitou o convite do então Prefeito João Paulo Kleinübing e assumiu a Secretaria de Assistência Social.

– Em 25 de Novembro 2008, o então prefeito João Paulo Kleinübing declarou estado de calamidade pública por conta da catástrofe natural que assolou a Cidade e Hildebrandt teve como desafio a implantação e acompanhamento de 64 abrigos, para mais de cinco mil pessoas desabrigadas e as conduziu, posteriormente, às Moradias Provisórias, finalizando este processo com a entrega de 1.824 unidades através do programa Minha Casa, Minha Vida.

– Durante o segundo mandato de vereador, destacou-se na implantação de Leis precursoras como a Lei das Doulas, que autoriza a presença das doulas durante os partos; e a Lei complementar Nº 902, que regula a instalação de hidrômetros individuais nos residenciais de programas habitacionais, garantindo assim a individualização das faturas e o acesso à Tarifa Social. Entre uma série de outras ações, projetos e requerimentos e indicações.

– Em 2016 foi convidado a disputar o cargo de vice-prefeito ao lado de Napoleão Bernardes, eleitos então com 57,56% dos votos.

-Em 2018, após a decisão do então Prefeito Napoleão Bernardes de deixar o cargo para disputar as eleições estaduais, Mário assumiu o comando da terceira maior Cidade de Santa Catarina.

-Um dos primeiros desafios vencidos por Hildebrandt no comando da Prefeitura de Blumenau foi a greve dos caminheiros, em 2018. Garantir combustível para o transporte coletivo, veículos de saúde e produtos para o tratamento de água foram as primeiras pautas vencidas naquele momento.

– Com projetos de engenharia sendo feitos e a execução do maior pacote de obras que a Cidade já havia presenciado ao mesmo tempo, em 2020 o mundo se viu diante de sua maior crise sanitária nos últimos anos e em Blumenau não foi diferente. Reuniões com Hospitais, respeito à Ciência e aos profissionais da saúde, fizeram de Blumenau a Cidade que mais salvou vidas na pandemia do Coronavírus.

– O trabalho sério, tendo Deus como seu principal alicerce, sempre focado na vida das pessoas, sem esquecer da gestão, fez de Hildebrandt o Prefeito eleito com maior porcentagem de aprovação na Cidade. Com 72,10% dos votos, Mário Hildebrandt acompanhado da Vice-Prefeita Maria Regina, foi reeleito e segue comandando a maior Cidade do Vale e a terceira melhor Cidade do Brasil para se viver.

– Cargos Públicos que já assumiu:

  • Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina em 2003
  • Secretário Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente de 2005 até 2012
  • Presidente da Fundação Blumenauense de Amparo à Família – Pró-Família de agosto de 2006 até 2008
  • Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Santa Catarina – Coegemas/SC, de 2005 até 2008 e de 2009 até 2011
  • Vereador eleito por 3.787 votos em Blumenau entre 2009 e 2012
  • Vereador eleito por 5.482 votos em Blumenau entre 2013 e 2016
  • Presidente da Câmara Municipal entre 2015 e 2016
  • Vice-prefeito de Blumenau de janeiro de 2017 até abril de 2018
  • Prefeito de Blumenau de abril de 2018 até dezembro de 2020
  • Presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu em 2019 e 2023
  • Prefeito reeleito de Blumenau de Janeiro de 2021 até o presente momento

Mauro de Nadal

VIDA PESSOAL

O Deputado Mauro De Nadal nasceu na cidade de Caibi/SC, no ano de 1971. Aos 6 anos mudou-se para Cunha Porã com os pais Maria Izabel (in memoriam) e Claudino De Nadal.

Aos 12 anos começou a treinar voleibol e disputou os jogos escolares. Até 2017, participou de todas as edições do Torneio Internacional Carlos Kulmey, além de diversas participações nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Mauro é casado com Luciane Müller De Nadal e pai de Júlia Maura Müller De Nadal (19 anos) e Rafaela Eduarda Müller De Nadal (16 anos).

Formado em Direito pela Unoesc de Chapecó (1996), cursou a Escola da Magistratura e tem especialização em Gestão Pública.

VIDA PÚBLICA

Na vida pública, atuou como assessor jurídico da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Aos 27 anos, foi eleito prefeito do município de Cunha Porã por dois mandatos consecutivos (2001/2004 – 2005/2008). Em 2009, assumiu o cargo de Secretário Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos e em 2011 assumiu uma cadeira no Parlamento Catarinense.

Como Deputado, De Nadal foi líder da Bancada emedebista; presidente da Comissão de Constituição e Justiça por três anos, e ainda foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Em 2021, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No mesmo ano ocupou, interinamente, o cargo de Governador do Estado por 10 dias. Já em fevereiro de 2023, foi reconduzido ao cargo de presidente da Alesc, gestão que termina em 31 de janeiro de 2025.

Mauro De Nadal se destaca pelos trabalhos em prol da comunidade. Sempre atento às demandas, conversa com a nossa gente para entender as necessidades e buscar ações para transformar cada município. Eleito ao Parlamento, ainda em 2011, manteve sua residência em Cunha Porã, e nesses 12 anos manteve sua rotina de deslocamento, na segunda para Florianópolis, e retorna na quinta-feira ao Oeste.

Osvalcir Peters

Diretor Presidente do SAMAE de São Bento do Sul | Valorização deRSU | ESG | Saneamento digital | IoT (Internet of Things) São Bento do Sul, Santa Catarina, Brasil

Servidor de carreira no SAMAE de São Bento do Sul há mais de20 anos, exerci várias atividades e cargos dentro da autarquia,contribui na conquista de importantes índices de atendimento eeficiência para nossos munícipes promovendo saneamento públicode qualidade.

Pablo Heleno Sezerino

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999), mestrado em Engenharia Ambiental (2002) e doutorado em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de estágio doutoral na Universidade Técnica de Munique (TUM / Alemanha / 2004).

Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2 do CNPq. Orienta alunos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado e supervisiona projetos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental na UFSC. Coordenou o Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (2014-2016 e 2016-2018). Foi chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (2019- 2021). Tem experiência na área de Controle da Poluição e Tratamento de Águas Residuárias (com enfoque em saneamento descentralizado empregando sistemas tipo wetlands construídos, segregação de efluentes e reúso).

Integra-se, também, ao setor de planejamento, atuando na governança dos diferentes modais de esgotamento sanitário. Lidera o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD/UFSC – www.gesad.ufsc.br). Coordena o Grupo Nacional Wetlands Brasil (www.wetlandsbrasil.com.br). Secretário da Rede Panamericana de Sistemas Humedales (https://hupanam.com/). Conselheiro junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis e conselheiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Paulo Antonio Locatelli

Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC. Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI com dupla titulação com a Universidade de Alicante (IUACA/Espanha). Especialista em Direito Processual Civil e em Direito Público, ambas pela UNOCHAPECÓ. Diretor e professor da Escola do MP. Presidente do Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do MPSC. Membro do Conselho Fiscal da ABRAMPA. Membro do grupo de trabalho  “Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas” no âmbito da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do CNMP.
email: plocatelli@mpsc.mp.br
instagram: plocatelli70

Percy Soares Neto

Percy Soares Neto é diretor executivo da ABCON SINDCON – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

É especialista em Economia do Meio Ambiente pela Universidade de Alcalá de Henares, com mestrado na UFRGS. Trabalhou também como coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria da CNI e no Ministério do Meio Ambiente.

Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018.

Ricardo Zanatta Guidi

Ricardo Zanatta Guidi nasceu em 28 de setembro de 1977, em Criciúma. É bacharel em direito, pós-graduado em gestão empresarial, empresário e produtor rural.
Iniciou a carreira política em 2014, quando foi eleito deputado estadual, para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).
Já em 2018, foi eleito Deputado Federal, cargo no qual foi reeleito em 2022.
Em agosto de 2023, assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).